Alternativa de Vida Alternativa de Vida
Voltar

gif
Envie a um(a) amigo(a)

Generosidade gera Prosperidade

A prosperidade se manifesta antes de tudo na relação do ser humano consigo mesmo.


Desafia-se a si próprio, destruindo-se o domínio do proibido para enfrentar a miséria, recuperar a dignidade, transgredir se for preciso e recuperar a auto estima.


É evidente que essa situação não acontece sem tensão, sem a impaciência necessária ao enfrentamento que evoca desafios, que contém e orienta nossas ações para o sucesso pretendido.


A prosperidade tem algo de indisciplinado, um verdadeiro "tour de force" com relação ao acaso, ou seja, incompatível com o rigor dogmático e que permite um passo à frente no momento da ação. Competência, organização, erros administrados com talento e autoridade fazem parte do suporte à prosperidade. Ser próspero é estar à parte da adversidade, recusando obstinadamente o fracasso e contribuindo para o desenvolvimento e a abundância de si próprio e aos outros.


Ser próspero é também um ato de generosidade quando a prosperidade se reporte e vislumbra sobretudo o "outro". E porque ser generoso? A vida é também uma expressão de um ato generoso da criação. Constitui-se um gesto de compartilhamento com o "outro", que pode significar amor, compaixão, ajuda e complementaridade. A generosidade é uma via de mão única.


Ela não requer sistemas compensatórios, pois é gratuita e não diz respeito a trocas e negócios.


A generosidade tem grande poder de multiplicação, tudo acontece como se jogássemos uma pedra em um lago de águas plácidas. Ao tocar a água a pedra provoca um movimento circular que se espalha e enfraquece à medida que os círculos aumentam de raio.


Esta área de abrangência é tão maior quanto for o tamanho da pedra, ou seja, a extensão da generosidade praticada. Além disso, se considerarmos que este simples ato, ou atos, poderão disputar a atenção e a ação de outras pessoas, o efeito multiplicador será fantástico.


É importante salientar que as pessoas são movimentadas por desejos, necessidades e motivação. Assim sendo, o ato generoso, em toda a sua extensão, pode motivar as pessoas a praticar ação, recuperando sua auto estima e dignidade.


O povo brasileiro é essencialmente um povo generoso. Isto significa, dentre outras coisas, grande capacidade de resistência, resignação diante de situação adversas, forte apelo à convivência, à harmonia na diversidade e sensibilidade psicológica.


Faz-se necessário, enquanto paradigmas da prosperidade que sejamos reconhecidos por nossas generosidades. Ou seja, que todas as vantagens comparativas por ela expressas possam ser repartidas em direção e tendo como foco o "outro".



  • Generosidade: Virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem, bondade, liberalidade, largueza, prodigalidade, nobreza.

  • Prodigalidade: Grande quantidade de abundância, fartura; Que da com largueza, humanitarismo. Antônimo: Mesquinharia Ato de pessoa mesquinha, sovina, avareza; Caráter daquilo que é insignificante, fútil, medíocre.

  • Prosperidade: Desenvolvimento, progresso, abundância, fartura, ventura, felicidade.

  • Prosperar: Fazer com que alguém ou algo tenha bom êxito. Antônimo: Decadência, miséria, ruína.

  • Dignidade: Qualidade moral que infunde respeito, consciência do próprio valor, honra, autoridade, nobreza. Respeito aos próprios sentimentos, amor-próprio.

  • Auto Estima: Qualidade de quem se valoriza se contenta com seu modo de ser e demonstra conseqüentemente confiança em seus atos e julgamentos

Autor do artigo: Desconhecido

Se souberes o autor do artigo, favor enviar email para:
Contato do Alternativa de Vida

A equipe do Alternativa de Vida agradece.

Contribuíção: César


Contribua com seu artigo  gif

Pode ser verdade que agimos como escolhemos. Mas, podemos escolher? Não é a nossa escolha determinada por causas que nos escapam?
Autor:   J. A. Froude
Copyright © 2004-2017 - Alternativa de Vida - Todos os direitos reservados.