Alternativa de Vida Alternativa de Vida
Voltar

gif
Envie a um(a) amigo(a)

A Alma Divina e a Evolução Espiritual

O homem é uma correlação de poderes espirituais, forças químicas e físicas, colocadas em funcionamento pelo que chamamos princípios. Princípios são as causas naturais que possibilitam a existência de todas as coisas, ou, em outras palavras, os aspectos da Realidade Única Universal, ou Deus, no cosmo e no homem.
O primeiro principio é o corpo físico; O segundo principio é a energia vital, denominado Prana, ou Aura, ou Perispirito (linguagem espírita) ou Bioenergia (linguagem cientifica); O terceiro principio é o corpo astral, denominado duplo astral; O quarto principio é o alma animal; O quinto principio é a inteligência, a faculdade mental; O sexto principio é o que mais interessa neste texto, é consciência moral e psiquica, denominada Alma Divina; O Sétimo principio é a essência divina não-individualizada, sem forma nem corpo, invisível e imponderável denominado Eu Superior ou Mônada Divina.
A Alma Divina é à parte das pessoas que é capaz de lidar com as dificuldades emocionais. A Alma Divina nos ajuda a nos defendermos destas dificuldades. Ele é capaz de encará-las, ao mesmo tempo em que também afasta o incômodo causado por essas dificuldades emocionais.
A Alma Divina funciona assim: se uma determinada dificuldade não causa muito incomodo (como: angústia, dor ou fere nossa auto-imagem) então não precisamos nos defender dela, por isso podemos encará-la.
A Alma Divina é à parte do ser humano que consegue lidar bem com a angustia, a dor e a auto-imagem.
Lidar bem com esse tipo de coisa nos termos da saúde mental significa aceitar a angustia, a dor e a auto-imagem. Aceitando-as é que podemos ver quem somos, e isso é o auto-conhecimento. As vezes, as pessoas não suportam uma determinada dificuldade, e para fugir dela criam ilusões que distorcem completamente a sua imagem real. A estas ilusões da se o nome de Maya.
Existem maneiras de expandirmos esta Alma, e isso é chamado de evolução espiritual, ou crescimento pessoal, ou crescimento interior, ou desenvolvimento da personalidade, entre outros. Essa expansão, ocorre á medida que, o indivíduo consegue aceitar sua auto-imagem, as coisas que lhe trazem angústia e as que causam dor. À medida que o individuo toma conhecimento da dificuldade, ela não o incomoda mais. Ele pode lidar melhor com isso, sendo mais realista consigo mesmo.
Existem maneiras de expandirmos esta Alma, e isso é chamado de evolução espiritual, ou crescimento pessoal, ou crescimento interior, ou desenvolvimento da personalidade, entre outros. Essa expansão, ocorre á medida que, o indivíduo consegue aceitar sua auto-imagem, as coisas que lhe trazem angústia e as que causam dor. À medida que o individuo toma conhecimento da dificuldade, ela não o incomoda mais. Ele pode lidar melhor com isso, sendo mais realista consigo mesmo.
Algumas pessoas não conseguem diversas coisas por falta de auto-conhecimento, como conseguir um bom relacionamento, ou apenas um relacionamento, um bom emprego, ou apenas um emprego, uma boa família, ou apenas uma família. Para conseguir essas coisas, precisa agir de forma adequada. Mas é muito difícil aceitar a própria chatice, a própria falta de jeito, a própria falta de graça, a própria inabilidade, a preguiça, a prepotência, entre outros. Estes atrapalham conquistar aquilo que queremos. Porém à medida que se toma consciência de si próprio, pode-se corrigir e melhorar, e com isto obter o desejado. É muito importante para o ser humano ser feliz.
Praticamente todo mundo tem dificuldades emocionais que atrapalham nas suas conquistas. É importante tomar consciência destas dificuldades, para lidar cada vez melhor com a vida, e ter cada vez mais capacidade para ser feliz.
Existem diversas formas de evolução espiritual. Praticas como utilização de Mantras ou de Tantras, participar de terapias psicológicas, praticar filosofias, como o Budismo, Meditação, Logosofia, freqüentar uma religião que possibilite reflexão sobre "pecados". Pois qualquer destas praticas ajuda o ser humano na sua escalada espiritual.
Com a evolução espiritual podemos ampliar a Alma Divina a ponto de aceitar completamente a verdadeira auto-imagem e também podemos minimizar aquilo que nos traz angustia e dor.
As pessoas que conseguem esta evolução, não sofrerão tanto com as mudanças que deverão fazer para aceitar seus defeitos e para resolver seus problemas, o que facilita a melhora da qualidade de vida. Este caminho permite chegar à perfeição. Isto é chamado de Nirvana ou Ascensão.
Então a Alma Divina é o veiculo que nos leva ao Eu Superior (a essência divina) isto é, à criatividade divina; a ser o que supre; o Espírito de Deus, a sua verdade; o Espírito divino é o Amor divino; a vontade de servir ao próximo, de ser útil, etc.
Mas o imprescindível não é chegar a esse nível, mas sim, estarmos sempre evoluindo para sermos cada vez mais felizes.
"O caçador busca a caça, a criança busca a mãe e o buscador da luz busca seus próprios defeitos e falhas em si mesmo". (Paulo Veneziano, Maha Chohan)
"O caminho da luz, que é o caminho da evolução, é responsável pela felicidade. Entretanto para isso cada um deve enfrentar e assumir sua própria escuridão. Eu passei por isso, Jesus passou, Gautama passou, muitos outros passaram e você passará, cedo ou tarde, cabe a você buscar e acelerar esse maravilhoso processo." (Mestre Hilarion, Instrutor do Mundo)

Autor do artigo: Desconhecido

Se souberes o autor do artigo, favor enviar email para:
Contato do Alternativa de Vida

A equipe do Alternativa de Vida agradece.

Contribuíção: Ricardo Chioro


Contribua com seu artigo  gif

As más companhias são como um mercado de peixe;
acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.
Autor:   Provérbio chinês
Copyright © 2004-2017 - Alternativa de Vida - Todos os direitos reservados.